terça-feira, 18 de outubro de 2011

Mais um pouco sobre a China


Chinês é um povo bem mal educado.
Calma. Esse julgamento ficou forte e unilateral, certo? Vou dar uma melhorada: do nosso ponto de vista brasileiro/ocidental chinês é um povo bem mal educado. 
Pronto! Melhorou?
Corrigi, porque sei que o conceito de boa educação não passa de uma questão pré estabelecida no canto de mundo que eu moro e que não necessariamente vem a ser uma verdade absoluta. 

Mas é difícil de conviver viu? 
Acho que aqui eles aprendem no colégio uma física um poco diferente da nossa, a deles não tem aquela parte que diz: "dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço"
Eles esbarram na rua como se tu não estivesse ali, te empurram no metrô até entrar todo mundo (detalhe que eles entram e param na porta, e não se espalham pra dentro do trem, isso porque eles realmente acreditam que uns 10 corpos podem ocupar o mesmo lugar no espaço). Arrotam na mesa, no meio de uma conversa, no meio da rua. Pigarram a vontade, tu comendo ao lado deles ou não. Tiram foto tua na rua como se tu fosse um macaquinho enjaulado, nem lembram que talvez tu não queira ser fotografado. Fumam em qualquer ambiente, aberto, fechado, enclausurado. Fazem barulho pra comer, beber chá e tomar sopa, e isso pode ser na mesa, no trem, no ônibus... Não são nada familiares com "por favor", "obrigado", "desculpa", "licença" então... essa nunca ouviram falar (pra que pedir licença se 10 corpos podem ocupar o mesmo lugar no espaço?). Abrir a porta pra alguém? Deixar alguém passar primeiro? ISSO NÃO EXISTE!!!

Enfim, vou parar, se não esse post inteiro vai se resumir à falta de etiqueta dos chinese (por assim dizer).

Em contraste a isso, eles adoram fazer pose. Adoram tirar foto, se maquiar, se arrumar bem principalmente se for para um evento! Nossa e chinês adora um evento. Tudo é motivo e todos são pomposos. 

Esses eventos costumam ter algumas atrações que se repetem, entre elas é ter extrangeiras ou desfilando, ou recepcionando ou simplismente estanto no evento.

Ontem participei da inauguração de um complexo de lojas de tecidos. Foi grande! E eu estava lá, compondo uma das atrações.
Além das ocidentais para recepcionar a galera, teve apresentação daqueles dragões chineses, fogos de artifício com fumaça colorida, confetes e mais confetes, música até a chuva veio fazer sua apresentação (mas essa acho que eles não gostaram muito).
Depois da abertura, fomos para um hotel lindo para o almoço e aí tem umas fotinhos dos pratos servidos. Foi divertido, eu estava com outras brasileiras e demos risada de cada um que chegava.


É meio clichê ficar falando sobre a alegria intrínseca ao nosso povo. Mas ela fica tão evidente quando estamos fora de "casa" principalmente se estiver cheio de modelos russas na nossa volta (nunca vi povinho tão carrancudo). Realmete, o astral é outro quando tem brasileiros na bagunça. O povo aqui nos ama, fazem de tudo pra ter uns "brazucas" na volta.
Bom, esse post ficou sem uma conclusão... Mas ta legal. Só queria contar mais umas coisinhas sobre essa China doida. E sobre minhas impressões daqui.

Beijos de saudades.






Nenhum comentário:

Postar um comentário