sábado, 22 de outubro de 2011

Marshal Efect

Durante meu tempo livre aqui na China eu tenho me divertido assistindo um seriado americano chamado "How I met your mother" que é muito engraçado e eu recomendo pra qualquer um. É uma sátira bem atual sobre sentimentos que se fazem presentes em muitas pessoas entre seus 25 e 35 anos.

Eis que em um episódio, uma das personagens, o Marshal, quer pedir demissão por estar extremamente infeliz na empresa em que trabalha. No dia que ele vai se demitir, de repente, ele começa a gostar de todas as coisas que antes o incomodavam, e acaba por desistir. A noite, quando relatava isso para seus amigos, um deles diz que isso é um fenômeno comum quando queremos nos ver livres de alguma coisa ou de alguém. E contou que sentiu o mesmo quando foi terminar o relacionamento com a namorada.

Enfim, estou contando isso porque vou me mudar. Não vou mais morar em Guagzhou. E, a pesar de estar cansada dessa função de cidade grande e de me sentir meio sozinha a pesar dos outros 12 milhoes de habitantes, esses últimos dias aqui foram como o último dia do Marshal na empresa.

De repente o tempo ficou ótimo!
Na hora de procurar meus amigos pra me despedir, percebi quantos eu tenho!
Como está tendo uma feira enorme na cidade agora, a Canton Fair, a cidade está cheia de extrangeiros! Até a balada, que eu não aguentava mais, estava muito divertida ontem!
Achei um lugar ótimo pra comprar roupas e sapatos baratíssimos!

Bom, queria contar isso pra vocês e aproveitar a deixa pra falar um pouco sobre Guagzhou já que estou usando esses óculos com lentes cor de rosa por agora! E atender ao pedido do meu pai de colocar fotos da torre e da cidade aqui no blog. Vou procurar falar sobre o meu ponto de vista e não escrever simples informações turísticas facilmente encontráveis no google.






Guagzhou é a capital da província de Guandong, em português Cantão. Fica bem no sul da China e tem sua língua própria. A pesar de ser o mandarim a única língua ensinada nas escolas da China, o pessoal aqui é bem bairrista e não deixa de ensinar seus filhos a falar cantonês só porque o governo quer...
Essa tambem é a língua falada em Hong Kong. Que, antes dos ingleses tomarem conta, fazia parte de Cantão.
Guangzhou também é conhecida como a cidade das flores, esse verão eu entendi porque. O clima fica extremamente quente e úmido, perfeito para as plantinhas. Além disso, a época quente aqui é bem extensa. Já estamos no fim de Outubro e eu ainda estou usando shortinho e camiseta, enquanto meus amigos em Beijing já estão saindo bem encasacados...
A cidade também é famosa no mundo todo por causa da Canton Fair, se não é a maior do mundo é uma das maiores, e traz milhares de pessoas pra cidade, como eu contei antes, a cidade parece um grande mostruário dos mais diversos tipos de homo sapiens.
O que é legal! É muito bom se sentir parte desse mostruário. (ainda mais um exemplar tão belo como eu!!! Hahaha)

Quando converso com pessoas que estiveram aqui há dois anos, elas me falam horrores de Guagzhou. Antes de vir, ouvi comentários bem negativos sobre a cidade. O que acontece é que, quem esteve aqui, antes de Outubro de 2010, não faz idéia de como a cidade mudou.
Guagzhou foi a sede dos jogos asiáticos ano passado. E como a China tem essa forte característica "se é pra mostrar pro mundo, vamos provar que somos os melhores", como pudemos ver claramente nas Olimpíadas de Beijing,  eles transformaram a cidade. Amigos meus que moram aqui há alguns anos já, me apontaram tudo que foi construído para os jogos, e realmente, posso concluir que a cidade era outra!
Desses novos “itens” que a cidade recebeu para os jogos, o meu preferido é a torre de TV, que hoje é a mais alta do mundo. E a pesar de eu não conhecer todas as torres de TV do mundo, eu arrico dizer que é a mais linda. Ela fica na beira do rio Pérola e deixa a paisagem maravlhosa a noite.

O sistema de metrô é rapido e bem eficiênte, taxi é barato e tem aos montes. Existe ciclovia em toda área central. As ruas são limpas (isso porque a mão de obra é barata, não porque as pessoas mantêm a limpeza, bem pelo contrário...), existe opções de restaurantes desde muito baratos até muito caros espalhados pela cidade toda, de chinêses e asiáticos até europeus e latinos.
Uma coisa muito interssante que tem muito aqui e que não vemos no Brasil são as avenidas de dois ou três andares. Falando assim parece estranho, mas é bem isso mesmo. Como solução para o trânsito, eles construiram várias avenidas altas, muitas tem vários e vários quilômetros de extensão a uns 30 metros do chão. Algumas tem um sentido construído a cima do outro. Por exemplo, sentido norte a 30 metros do chão e sentido sul a 60. E o “térreo” serve para os veículos que estão circulando nos arredores e não tem a intenção de ir tão longe.
Nem preciso dizer o quanto isso muda a paisagem certo? Tem concreto e mais concreto pra todos os lados, mas pelo menos tem plantas penduradas onde quer que seja possível fazê-las crescer.


Apesar dessa magnífica transformação, Guagzhou ainda sofre muito com a poluição devido à enorme quantidade de fábricas na região (e que aparentemente não possuem nenhum controle de poluição atmosférica).
Quanto tem um dia de céu azul, todo mundo acha estranho e comemora, parece outra cidade, outro país! Eu juro que não estou exagerando!

A cidade é cortada por um rio navegável, o que implica em uma quantidade enorme de pontes. Mas confesso que isso acaba deixando a paisagem linda a noite. Cada ponte tem sua arquitetura particular e é difícil escolher qual delas é mais bem iluminada.

A margem do rio é "passeável" e essa época quente do ano ela fica cheíssima! Tem chinês jogando peteca, andando de patins, pescando, andando de bicicleta, jogando carta, praticando danças e tai shi shuan, conversando, cuidando das crianças, ou simplesmente curtindo o frescor dos fins de tarde.
Eu até gravei um vídeo curtinho mas onde tudo isso que descrevi acontece, mas como a internet aqui bloqueia meu blog, quem está fazendo as postagens pra mim é meu irmão, e pra mandar o vídeo pra ele por email é muito pesado...
Escolhi a dedo umas fotinhos da cidade pra vocês poderem conpartilhar comigo o sentimento que tenho daqui.

E sim! Vou ficar com saudades, muita! Seja agora indo pra Xiamen, seja em dezembro voltando pro Brasil! Mas por agora estou meio de saco cheio da chinezada! Deixa esse post só com as coisas boas. No próximo eu falo mais um pouco mal deles, hoje vou dar um breake hehehe.

Beijos com sabor de feijão, chimrrão, guaraná, pão de queijo, goiabada, carreteiro, cuca de banana da vó Cléia, doce de leite aaaaaaaahhhh que saudades!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário