quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Festival de Outono – dia da lua cheia.

Oi gente!


Hoje vou contar um pouco sobre uma festa tradicional aqui na China. Ontem foi feriado, o país inteiro para pra comemorar o dia que a lua fica mais cheia o ano todo. E vou ter que dar a minha opinião sobre isso: eu acho lindo! A lua é linda, está lá no céu todos os dias dando um show pra qualquer um que quiser parar dois segundos e observá-la. Ela merece totalmente que a gente pare tudo no dia que ela está mais linda para apreciarmos sua beleza.

E como o calendário dos chineses é lunar, ao contrário do nosso que é solar, as datas aqui são diretamente relacionadas à ela.

Eles comemoram fazendo um jantar especial e comendo os famosos bolinhos de lua. Que para o gosto da maioria dos estrangeiros é ruim, mas eu claro, adorei! Hehe Só porque é feito de coisas estranhas as pessoas tem dificuldade em apreciar.



Bom, eu fui convidada para passar o feriado na casa da minha amiga chineza, numa cidade aqui perto. Eu fui, mas como tinha um desfile a noite, não pude participara do jantar típico. Apenas almocei com ela e com a avó.

Mas mesmo assim foi muito legal, só a troca de cultura que tivemos nesse almoço foi incrível. Pra começar que almoçamos um peixe delicioso, com os palitinhos claro, e na hora que quis virar o peixe pra pegar a carne do outro lado, ela disse que não podia fazer isso, porque de acordo com as tradições chinesas isso dá azar.

O mais engraçado é que quando pedi parar ir ao banheiro, adivinhem! Descobri onde morava o irmão do peixe qua tínhamos acabado de devorar. Olhem a foto, e já conheçam um banheiro típico chinês.



Bom, ainda durante o almoço, a Constance me falou um pouco sobre o equilíbrio que os chineses costumam fazer na culinária. Pois estávamos comendo vegetais com gengibre, e ela me disse que o verde é tipo de alimento frio e o gengíbre um tipo de alimento quente, e que para o bom funcionamento do corpo, é bom que façamos esse equlíbrio na alimentação.

Antes, ela tinha me contado também, que é um dito popular, mas que é verídico, que os cantoneses (as pessoas aqui do sul da china) comem tudo menos a mesa e os pratos. Aí entramos no assunto da carne de cachorro, e ela me disse que existe, nas grandes cidades, uma proteção a certos animais, por parte do governo, tipo cachorros e gatos para que as pessoas não os comam, mas que, no interior isso é ignorado, e que ainda é muito comum comer cachorro, gato, coelho, e outros animais que cruzarem o caminho de algum cantones.

A tarde, sentamos na sala para tomar um chá. Todas as casas chinesas tem uma mesa de chá na sala, e ela me mostrou que cada membro da família tem a sua xícara personalizada.



Os chineses apreciam muito o chá, faz parte do dia-a-a deles como água e chimarrão fazem parte do nosso. Existem casas de chá em cada esquina. Inclusive fomos em uma, vejam a foto, era das mais simples, mas tinha desde chá que fazia bem para a pele até chá que fazia bem para o coração.



Nós compramos uns ingredientes para um chá que vai me ajudar a me livrar das espinhas. Ela também me contou que alguns tpos de chá são como vinho, quanto mais velho, melhor.



E o pai dela me deu uma chaleirinha de barro linda para eu preparar meus chás em casa.

Ela me contou que na cidade dela os tomates são bem mais vermelhos, a comida tem mais sabor, os vizinhos costumam se convidar para fazer as refeições juntos, um chama o outro quando está chovendo para recolher a roupa, as pessoas da terceira idade (a vó dela inclusive), praticam Tai ji porque movimenta o corpo e faz bem.

O que mais gostei dessa experiência, foi perceber o quanto da cultura deles está ligada a coisas simples da vida. Me senti muito bem na casa dela e fui muito bem recebida, fiquei triste de não poder ficar para o jantar, mas a avó dela não me deixou ir embora sem uma sacola cheinha de comida típica do dia.

Pra encerrar, posto uma foto da família. (Obs: eu achava minha amiga baixinha até eu conhecer a avó dela hehehe)



Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário