sexta-feira, 8 de julho de 2011

Viagem de trem de 21h

Esse título merece uma postagem particular porque tem muitos detalhes e fala bastante sobre a China. Pelo menos sobre o meu ponto de vista. E apesar de já estar há seis meses neste curioso país, ainda me deparo com situações e acontecimentos que me surpreendem.
Quando decidi que ia voltar para Guangzhou, já sabia da possibilidade de ir de ir de trem ao invés de avião. Optei por ela por causa do custo, economizei cerca de 1500 RMB (uns R$ 400,00), além do que teria de pagar de excesso de bagagem, porque não adianta, cada lugar que passo vou acumulando coisas e mais coisas, nem sei de onde vem tanta bugiganga, mas a mala parece que encolhe cada vez que eu vou montar ela de novo. E também, fazer uma viagem de 21h e atravessar a China de trem, me pareceu curioso e excitante.
Meu erro foi querer comprar a passagem de um dia pro outro. Mas aqui não existe isso, é tudo super lotado, sempre! Não tem época ou horário... (um bilhão e trezentos mil, isso vem na minha cabeça o tempo todo) Minha sorte é que o pessoal da agência conhece bem a dinâmica das coisas, e cavocaram pra mim, na internet, um desistente da viagem, e acabei conseguindo a tal da passagem e lá fui eu!
Não adianta... toda vez que entro uso transporte ferroviário me ocorre: - “porque não é assim no Brasil também? Porque somos privados desse enorme benefício?”. A comparação chega a ser injusta... Li esses dias que a China está comprando trens bala “a torto e a direito”, e que em pouco tempo, vão ter a maior malha ferroviária de trens bala do mundo, vão ter mais trens bala do que todos os outros do mundo somados! Fecho os olhos e me imagino indo de Porto Alegre a Torres em 1h, demorando isso tudo porque o trem pararia em Capão da Canoa e Osório. Sem me preocupar com acidentes de trânsito, pedágios ou tranqueiras...
Mas voltando à realidade! Vou continuar contando como foi a vi



agem.
Entrei no trem e me dirigi direto à minha cabine (vide foto), pequeninha, 6 camas, travesseiro, cobertor, luz para leitura, bem aconchegante. Ainda mais com o sono que eu estava. Peguei no sono logo que embarquei, por isso acordei no outro dia as 5h da manhã e não consegui mais dormir. Fui presenteada com um amanhecer lindo (vide foto), e fui procurar uma tomada pra carregar meu celular e meu notebook. Antes de chegar onde eu queria, me deparei com um vagão onde as acomodadações não eram camas, mas sim assentos normais, e além de todos estarem preenchidos, ainda haviam várias pessoas de pé, e outras meio sentadas nas malas, meio dormindo aqui e ali.
Quis tirar uma foto, mas achei que seria falta de respeito. O povo já está passando perrengue ali e ainda vem uma coisa loira e grande tirar foto... Mas enfim que fiquei chocada porque a primeira coisa que me lembrei foi que eu estava fazendo uma viagem de 21 horas seguidas. Depois lembrei que o trem vai parando em algumas cidades, então provávelmente aquelas pessoas não ficariam tanto tempo naquela situação, mas mesmo asssim, o trem parava mais ou menos de 4 em 4 horas, e do jeito que aquelas pessoas estavam amontoadas, eu não gostaria de viajar nem meia hora...
Quando achei o vagão do restaurante, tinham mais uns quantos dormindo nas mesas, que originalmente eram para 4 pessoas, mas eles estavam em 6, apertados aqui e ali. Todos com um aspecto mais “humilde”, cara de camponeses, queimados do sol, mal cuidados. Quando cheguei na porta, todos me olhavam, como se eu fosse coisa de outro mundo, um messias, um ET, apontavam e riam, como se eu não fosse um ser consciente. E mais uma vez eu fiquei naquela ânsia de entender mandarim, muito curiosa pra saber o que eles pensam.
Bom, é só mais um pouco sobre a China e seus detalhes. Gostaria de fazer um filme sobre tudo isso um dia!
Vou lá pra vocês não cansarem de ler!
Abraços mil!

Um comentário:

  1. Queridaaaa!
    Te achei aqui!
    Estou na torcida e acompanhando tudinho que fazes por aí!!!
    Beijos mil!

    ResponderExcluir